sábado, 28 de maio de 2011

8 metros de frente

Quem ganha com lotes de 8 metros de frente? Será que com a nova proposta de reduzir a frente dos lotes de TODA a cidade a 8 metros, em todos os bairros o preço vai baixar ou o custo de produção do lote vai ser menor e o preço vai ficar o mesmo?

Qual é a base para propor 8 metros? Por que não 6 ou 10 ? Como nada é por acaso é bom se perguntar o que se esconde atrás dos 8 metros? Por que a irredutibilidade do IPPUJ em aceitar as propostas das Câmaras Técnicas do Conselho da Cidade, para manter a frente atual ou só propor 8 metros em casos e lugares muito específicos?

2 comentários:

  1. Lutamos nas discussões da Câmara do Ambiente Construído por 12m, havendo discordâncias internas. É difícil se colocar na 'pele' do outro para imaginar um lote com 8m de testada? E ainda, há pressão para não haver recuos laterais.
    Pergunto, onde ficará a relação direta da produção do lote com o conforto térmico (insolação, ventilação, etc.) e segurança (física em casos de incêndio) e de bem estar, privacidade, acústica, etc.?
    E porque os lotes que se quer impostar, de 8m não se aplicam para toda a cidade? Afinal o gestor público vem justificando querer adensar o centro e outros bairros onde há infraestrutura para acesso a moradias de baixa renda, não é isto? Então, Bairro Centro e todos os demais bairros da cidade com tal proposta, de lotes de 8m?
    Aproveito para questionar - o prédio do antigo Fórum sito a Rua Princesa Izabel está abandonado, o mesmo para o patrimônio cultural da municipalidade a Rua Dr. João Colin esquina com Max Colin. Não seria lógico começar por aqui a prática do discurso que tem como justificativa adensar o centro?
    Ou se quer repetir modelos das 'franjas' na cidade, com segregação? Voltaremos aos cortiços, à cidade fraccionada e com aumento dos problemas sociais e agravando a segurança? É isso que se quer?
    Porque na geração de lotes o popular está em cena? Com pior condição, pior implantação, pior atendimento?
    É hora para reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Recomendo a leitura do livro do brilhante arquiteto e urbanista FLÁVIO VILLAÇA - O QUE TODO CIDADÃO PRECISA SABER SOBRE HABITAÇÃO.
    Disponibilizado pelo autor:

    http://www.flaviovillaca.arq.br/pdf/cidadao_habita.pdf

    ResponderExcluir

Obrigado por participar, queremos conhecer a sua opinião