segunda-feira, 30 de maio de 2011

8 metros de frente?

No blog La Vie En Ville você pode conhecer com imagens o que representa uma frente de 8 metros em toda a cidade.

Quanto mais gente conheça o impacto do que esta sendo proposto, mais difícil será que os absurdos sejam aprovados.

sábado, 28 de maio de 2011

8 metros de frente

Quem ganha com lotes de 8 metros de frente? Será que com a nova proposta de reduzir a frente dos lotes de TODA a cidade a 8 metros, em todos os bairros o preço vai baixar ou o custo de produção do lote vai ser menor e o preço vai ficar o mesmo?

Qual é a base para propor 8 metros? Por que não 6 ou 10 ? Como nada é por acaso é bom se perguntar o que se esconde atrás dos 8 metros? Por que a irredutibilidade do IPPUJ em aceitar as propostas das Câmaras Técnicas do Conselho da Cidade, para manter a frente atual ou só propor 8 metros em casos e lugares muito específicos?

sábado, 21 de maio de 2011

Plano Diretor - Lei de Ordenamento Territorial

Na seção links interessantes incluímos o link do IPPUJ, aos interessados em conhecer os documentos em analise disponíveis na pagina do Ippuj (www.ippuj.sc.gov.br), na aba do Conselho da Cidade, item Documentos em Análise.

É imprescindível conhecer os documentos disponíveis para poder identificar a relação entre eles, a sinergia existente entre as premissas e as diretrizes propostas pelo IPPUJ, verificar a idoneidade das estratégias propostas e finalmente os indicadores para poder medir o impacto e fazer as correções necessárias.

Para que a analise possa ser completa faltam ainda:

As premissas do planejamento:

1.- Horizonte de tempo considerado para a validade dos estudos. (Recomendado 20 anos)
2.- Dados sobre a população estimada, para o período previsto, base de calculo e fontes da informação.
3.- Hierarquização dos diversos dados e informações de forma que seja possível conhecer e identificar corretamente as prioridades a serem consideradas na elaboração dos mapas e estudos correspondentes.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Proxima reunião

Será no sabado as 9:00 horas a próxima reunião do grupo "Conselhos para a Cidade"

No CEAJ. Pauta Ambiente Natural

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A participação popular no planejamento urbano

" O povo quer ter voz no projeto e no emprego de seus edificios, ruas, parques e cidades. Quer ser mais do que simples espectador e consumidor, num mundo projetado e dirigido por remotos profissionais.

Não quer ser apenas o passageiro de uma espaçonave: quer ajudar no projeto, personalizar cabinas e passagens e ter vez nos controles.

Não basta dar apenas opções, precisamos saber como empregá-las e quais as consequências de sua aplicação. Não há vantagens em tornar o povo consciente de seu ambiente sem dar-lhe meios de influenciá-lo.

Participação sem conscientização gera ignorância e falta de beleza; conscientização sem participação leva à frustração e à alienação."

ROBERT SOMMER ( A Concientização do Design - 1979)

Reunião na Ajorpeme

Hoje as 19:00 horas o grupo do "Conselhos para a Cidade" se reúne na Ajorpeme, a pauta é debater o tema:

Ambiente Natural

Planejamento Urbano Participativo

"Que se entenda que o planejamento deveria ser como a navegação de alto mar, onde sempre há um porto de destino, mas cujo rumo é sempre o resultante da vontade do navegador, combinada com a direção dos ventos e as correntes marinhas, além das próprias características do navio.

Se sabe navegar, o planejador urbano poderá levar a cidade ao porto seguro do seu destino coletivo depois de compor seus objetivos com as forças sociais, políticas, econômicas e ambientais que decidem o destino humano das cidades."

EDUARDO NEIRA ALVA (Planejamento Urbano Participativo - 1989)

sábado, 14 de maio de 2011

Iniciativa

A partir da idéia que outras propostas podem ser pensadas para a cidade, um grupo de entidades que participam do Conselho da Cidade, de forma democrática, aberta e transparente decidiram formar uma equipe com o objetivo de apresentar alternativas ao modelo de planejamento urbano proposto no próprio Conselho da Cidade.

O objetivo deste espaço é estimular o debate, permitir que uma maior parcela da sociedade tome conhecimento do impacto que as propostas apresentadas podem ter sobre o seu quotidiano e disseminar o conhecimento sobre planejamento urbano, suas vantagens e suas conseqüências.

Toda a equipe envolvida no projeto trabalha de forma voluntária e não recebe nenhuma remuneração pelo trabalho.

Conselhos para a Cidade

A proposta deste blog é ser um espaço de dialogo para fazer de Joinville uma cidade melhor.

Debater a cidade e o seu futuro e apresentar propostas para fazer este sonho possível